domingo, 28 de agosto de 2011

Infância Perdida... !

A lógica do consumismo impregnada no mundo ocidental é bem danosa, porque cria necessidades desnecessárias, que se iniciam no plano material e transcendem aos demais aspectos da vida. Quando um objetivo material é alcançado, ele já não mais satisfaz, e o consumidor passa a buscar outro produto para acalmar sua ânsia de possuir sempre aquilo que não tem, mesmo que ele já tenha quase tudo. A batalha para se ter sempre mais é constante, e é daí que vão surgindo as concepções individualistas e egoístas que, infelizmente, prevalecem em nossos tempos. Na procura da matéria, as pessoas se esquecem de valores humanistas básicos, não raramente, passando por cima de tudo e de todos para alcançar sua meta.

A maior vilã dessa estória toda é a propaganda, porquanto potencializa a vontade de consumir através de instrumentos de extrema eficácia em termos de influenciação.

Pior ainda é verificar que todo esse projeto recai brutalmente sobre as crianças. É indubitável: os pequeninos são mais vulneráveis às campanhas publicitárias. De acordo com a Associação Dietética Norte Americana Borzekowiski Robison, são necessários apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança.

Outro dado importante foi confeccionado pelo Centro de Pesquisa Intersciente, cuja pesquisa esclarece que 80% da influência de compra de uma casa advêm das crianças. Os marqueteiros sabem disso, e não poupam esforços para atingir resultados. No intuito de aumentar a arrecadação de seus clientes, direcionam a publicidade para o público infantil sem maiores pudores.

Em posse dessas considerações, podemos observar também que há um desejo dos grandes empresários de que as crianças tornem-se consumidoras diretas desde cedo. Daí a utilização de alguns mecanismos que forçam um amadurecimento precoce dos menores. Quer um exemplo? http://www.youtube.com/watch?v=A0BJ5_ckhHQ&feature=related

Comerciais dessa natureza não têm nada de bonitinho. A intenção é meticulosamente planejada. Funciona assim: o amadurecimento pretendido pelos publicitários vai se pautar, basicamente, na inserção de valores fúteis nos meninos e meninas. Primeiro, retiram-lhes a vontade de brincar criando um mundo sedutor nos aparelhos televisivos, fazendo com que fiquem cada vez mais bitoladas nas atividades que menos lhes acrescentam pessoalmente, preferencialmente as que ceifam a relação das crianças com seus pares, e com o próprio meio ambiente. Não é por acaso que as atividades infantis são cada vez mais individualistas: ver TV, jogar videogame, tampar os ouvidos com fones para ouvir o tocador de mp3, brincar no computador. Quanto mais reclusas elas ficarem, melhor.

A criança passa a assistir mais e a viver menos. Desenvolve com precariedade uma relação de intimidade própria e de auto-conhecimento. Em suma, descobre a si mesma muito pouco. Vai ficando vazia de emoções e de personalidade. Tcha-ram! Embrião pronto para os marqueteiros. Vazias que estão, serão preenchidas com a vontade de comprar. São bombardeadas pelas propagandas de valores fúteis, e vão se tornando mais suscetíveis à opinião alheia e à indução publicitária. É estruturado pelos canais midiáticos – mas não só por eles - um círculo fechado, do qual não se pode participar se não se possuir determinados produtos mostrados nos comerciais. Quanto mais cara a mercadoria adquirida, mais sensação de pertença ao “grupo” se terá.

Dessa feita, as meninas passam a querer se maquiar mais cedo, usar bolsas da moda, ficar horas no salão, pintar a unha com o esmalte novo da Susie! Os meninos não ficam pra trás, chuteiras da marca X – que geralmente são as caras -, sandália do Senninha, e por aí vai. É claro que isso também vai interferir na formação sexual dos pequeninos, que pode, por isso, se dar mais cedo.

Vejamos mais alguns indícios. Há dez anos os desenhos favoritos da galera eram Cavaleiros do Zodíaco, Dragonball Z, Pokemon, desenhos que, querendo ou não, disseminavam ideais de perseverança, amizade, cumplicidade. Ao notar meus priminhos e seus amigos, vejo que uma das febres de hoje é o Ben 10, um menino arrogante que maltrata a irmã. Outro bem famoso é o cartoon “Três Espiãs demais”, protagonizado por três amigas que, enquanto salvam o mundo, se divertem fofocando sobre os gatinhos da faculdade e falando das compras que fizeram no shopping. Ora, os pequeninos vão reproduzir o que vêem em sua volta, isso inclui os heróis dos desenhos, por quem as crianças nutrem verdadeira admiração e também por quem são acompanhadas cotidianamente.

É muito importante que nos perguntemos quais valores queremos passar para a criançada, porque somos nós que permitimos tudo isso. Se desejamos criar uma sociedade menos fútil e, portanto, mais sensível aos problemas do mundo, é preciso que prestemos mais atenção nas nossas crianças.

Para quem quer ir mais a fundo na toca do coelho, um documentário imprescindível sobre o assunto é o “Criança, a alma do negócio”, cujo trailer encontra-se no link:

http://www.youtube.com/watch?v=UbVtDnOyxHE

13 comentários:

  1. Muito bom, cara!! Quando comecei a ler, já me lembrei do doc.

    Ficou impressionado, né!? rs
    Mas é realmente impressionante. Um exemplo são os comerciais de Tv a cabo. Me surpreendí com a verve consumista contida em vários comerciais de produtos infantis.

    Boa discussão!
    Cicero

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  2. Ficou bom cara, mas vou ser sincero, alguns anteriores ficaram melhores... acho que o tema deste post não é tão favorável a discussões legais, até porque você cercou muito bem o assunto.

    De toda sorte, o texto em si, a construção e tal, como nos outros, ficou ótimo!

    Só discordo de uma coisa: sandálias do seninha são boas sim pra criançada, uma das poucas coisas que fazem os brasileiros, desde pequenos, sentirem orgulho de serem brasileiros (até porque se não for seninha, vai ser Ben 10, etc).

    Sobre os desenhos, gostei do que disse sobre aqueles da nossa época, pois é exatamente pelas coisas que você disse que ainda hoje adoro vê-los; gosto desses atuais - só que defendo o que você disse e, nesse sentido, também os desaprovo.

    A conclusão final, ficou muito boa!!!

    (Depois verei o vídeo).

    Abração e parabéns por mais um bom texto!

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  3. Isso explica a vontade que as pessoas, principalmente crianças, de comer ração pra cachorro.
    Toda publicidade voltada ao público infantil é abusiva. Mas, tome cuidado, alguns desenhos infantis foram feitos exclusivamente pra vender brinquedos, independente de algumas mensagens que tenham, como pokemon, he-man, transformers dentre outros...

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  4. Parece que querem idiotizar as crianças e conseguem com tanta propaganda e futilidades. Não há muito o que fazer, pois proibir de ver tv seria difícil. Censurar a tv, péssimo, o pior controle é o da censura. A boa cultura e a leitura seriam a forma de amenizar esse processo de idiotização, mas a maioria dos pais não se interessam por coisas realmente boas. Os filhos imitam os pais, que quando leem se limitam a autoajuda e quando buscam por cultura ficam no senso comum, esses pais já foram idiotizados por outro filão, o mercado da cultura mediocre, dificilmente as crianças se libertarão, pois além da tv, os pais não contribuem em nada. Abraço. Seu primo, Felipe.

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  5. Muito bom o tema meu amigo,em relação a apelação que vc se referiu as propagandas,por incrivel que pareça, estava debatendo esse assunto essa semana com meu professor de marketing, de um lado fica prevalecendo a visão do capitalismo, a obcessão de novos mercados tida por grandes empresas pela forte concorrência ...e pelo outro lado..como vc citou..''nossos pequeninos'' remuneram parte desse novo mercado, sofrendo essa lavagem cerebral introduzida pela mídia!
    Abração..

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  6. Nossa, quanto coisa à falar!!! Antes que eu esqueça, o que mai sgostava nos Cavaleiros do Zodíaco era exatamente isso: mesmo com a vida sempre jogando contra, com tudo difícil, eles nunca desistiam, sempre se mantinham em pé e honestos! Acho que as sandálias do Senninha também são ótimas coisas para as crianças, Senna, foi um herói! Ensinou a todos que Fé em DEUS, trabalho e persistência, podem sim mudar a vida das pessoas para melhor! Po parabéns pela sacada artusão, mas é bem como te falei, isso é só a ponta do Iceberg! Quer um exemplo? Qual novela da globo que não tem uma mulher casada e infiel, uma novinha safada, um galã cafageste, um corrupto que ficou rico e um monte de gente honesta pobre??? Isso influencia os não alienados diariamente! Experimenta fazer apologia às drogas na novela ou no Big Brother? Em breve a opinião da sociedade muda! Isso só não ocorre porque óbviamente o tráfico não é lucrativo, apenas, pros traficantes! Sinceramente, um comercial desses passa despercebido, as pessoas só conseguem enxergar elefantes em meio a Selva, não conseguem ver os leões camuflados. " O Adriano não pode beber, sair, porque dará mal exemplo pros jovens" isso a sociedade prega, mas por exemplo é super engraçado a Gretchen casar 20 vezes! Acho que já te falei isso uma vez, acho que o mundo está 90 % errado e 10% certo só e ngm me convencerá dop contrário nunca, porque se fosse mentira oq ue falei, pessoas não kmorreriam de fome enquanto comida é jogada fora todo dia, os corruptos não se dariam bem enquanto os honestos levam uma vida medíocre e um cidadão de bem não teria medo de sair de casa no fim de semana por medo de não voltar mais para casa. Acho que é por aí mesmo, você detectou um dos vários vírus da sociedade! Parabéns!

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  7. Uma Música (idéia materializada) e em seguida um comentário breve, sintético, crítico e propositivo.
    http://www.youtube.com/watch?v=I_kn3Os1TPU

    Mainstream ou não, a questão é: pode ser que não se trate de "combater um inimigo"; mas sim de generalizar ao ponto de perceber e assumir que todos Nós temos parcela de culpa na "mercadorização" da vida, das relações, da Infância e do futuro.

    Como dizia Saramago... estamos cegos, e a cegueira é branca!

    Abraço e sucesso a tod@s!

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  8. Ta de parabéns artuzin, muito bom o texto!
    Essa inseminação de ideias manipuladas, inserida pela mídia na cabeça da maioria (não só das crianças) esta acabando com a real identidade do ser humano. Basta reparar um pouco para perceber o individualismo, a arrogância, a falta de caráter, a futilidade e a perda de valores crescendo lado a lado com a maioria influenciavel.
    Super interessante a sacada dos desenhos animados de hoje, invertendo totalmente os valores dos Heróis com relação aos desenhos preferidos de gerações passadas. Esse fato é mais uma prova de que as novas gerações estao sendo padronizadas cada vez mais cedo, com extrema facilidade, pelos interesses de uma minoria que nao mede esforços para conseguir o que quer.

    Devemos focar a atenção nas crianças, pois são o futuro de nosso país. Até agora fomos omissos perante a Influenciação da mídia e estamos vendo o monstro que foi criado. Crianças sendo corrompidas antes mesmo de criarem a noção do papel delas na humanidade. Como voce disse, elas reproduzem o que vêem em sua volta, e o cenário nao é dos melhores. Mas nenhum fato é irreversível, cabe a nós tomarmos iniciativa para mudar essa situação, e vejo na internet um grande alcançe para darmos inicio a esse longo processo contra a 'ditadura da informação'. Parabéns pela iniciativa de ter criado esse blog, e que voce tenha motivação para continuar com esses bons textos! Abraço, Jair

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  9. Seu primo Felipe disse algo interessante, que me fez lembrar algo que minha mãe sempre dizia quando eu queria ver uma programação que não era para a minha idade: "Mãe, posso ver?" "Não" "Porque?" "Porque quando você tiver a idade de ver esse programa, você já vai ter visto e não terá mais interesse nesse tipo de coisa e vai querer ficar na rua bebendo, etc etc"

    Discordava quando criança, entendo quando adulto!

    Discordo do Cabron, porque não se pode generalizar como abusiva a publicidade direcionada ao público infantil - isso é uma falácia!!!

    Discordo em partes do Antônio, porque Novela, em definição, segundo algum professor de Literatura do Darwin, significa "mimese da realidade" - por isso que existe aquilo tudo que ele disse nas novelas, porque é isso que existe no plano real atual. Não obstante, se eu entendi o que ele quis dizer, concordo que ficar repetindo isso o tempo toda na televisão pode acabar, sim, ajudando no fortalecimento de certas ocorrências e até inseminando idéias nas pessoas: isso porque a realidade de "A" não é a mesma que a de "B" e quando a televisão mostra pra "B" o que "A" faz na vida real, pode ser que esse "B" passe a agir tal como o "A" (e é nesse sentido que concordo com o Antônio).

    Infelizmente concordo com a Vianna: todos somos culpados!! ¬¬

    Como o que o Jair disse, ao meu ver, uma bem uma síntese (só que na visão dele e com as palavras dele) de tudo que já fora dito: concordo e discordo em partes - mais pro lado do concordo!

    Por fim, DISCORDO do meu post, quando disse que o tema "não é tão favorável a discussões legais", paguei pela língua, pois estou aqui discutindo idéias legais, nesse sentido, concordo com o que havia dito antes: "parabéns por mais um bom texto".

    OBS: Acho que os desenhos de hoje também possuem os seus valores eu, pelo menos, consigo vislumbrar valores no próprio Ben 10 - mas realmente nem se compara ao que tínhamos na nossa época.

    OBS: Acho que tudo depende da presença - positiva ou negativa - dos pais na vida da criança, principalmente na força e na qualidade do diálogo!!

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  10. Muito bom esse texto arthuzinho. Ta de parabéns mlqão!! Argumentos fortes e verídicos que se disseminados a um público maior, ganha impacto considerável. Continue assim, espalhando seu ponto de vista sobre o cotidiano socio-economico brasileiro. Equiparando os problemas com os ideais atuais, que estão totalmente ligados e que com certeza possuem uma relação recíproca. É óbvio que os problemas socias e até ambientais que o mundo sofre atualmente, está diretamente ligado aos novos ideais do crescente capitalismo exacerbado. Que cega as pessoas do verdadeiro sentido da vida!! Um abraço forte arthur, e pode contar sempre comigo para espalhar qualqer ideologia valorosa e verdadeira! O que dissestes foi, nada mais nada menos que A VERDADE!

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  11. Muito bom o texto! Assisti o documentário recomendado e nele foi falado: "A gente sabe que é importante a criança ter desejo. É que a criança não sabe que aquele desejo foi implantado nela, não é um desejo real.". Nunca tinha parado essa questão do desejo... Não sabia que “são necessários apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança”, impressionante! E sim, a maior vilã disso tudo é a propaganda! Com isso, mais uma vez fiquei muito triste de ver a realidade das nossas crianças! As meninas e os meninos estão muito precoces, e cadê a nossa atenção? Os pais deviam ler textos como esse, para que essa realidade comece a mudar.
    Parabéns Arthur, mais um texto ótimo, trazendo informação e reflexão pra gente. :)

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  12. Artú, também tem o livro de Igor Britto, Infância e Publicidade, que trata dessa questão da persuasão do público infantil. Excelente post. Parabéns!!

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  13. Excelente texto!
    Todos os dias nos deparamos com crianças sendo expostas a situações degradantes, como violência,abusos e esse tipo de coisa, mas não nos damos conta de que as mídias intencionalmente mal utilizadas cometem tbm abusos contra os pequenos, pois além da questão publicitária, vemos que os meios de comunicação afastam o espaço de diálogo familiar, visto que não é raro ver crianças "criadas pela TV" e que crescem tendo como valores fundamentais aqueles "ensinados" pela mídia e que se não aliados a conversa e educação, são tidos como absolutos, formando cidadãos acríticos no futuro que são incapazes de debater ou questionar.
    beijos querido! Adorei o blog!

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