domingo, 17 de outubro de 2010

Salve, salve!

“Os grandes embates da vida se dão no campo do conhecimento”, ouvi certa vez de uma fonte inspiradora.

Frase pertinente ao objetivo desse blog, que é fomentar qualquer forma de discussão. Uma proposta de desferir sobre diversos temas um olhar crítico, diferenciado, que possibilite ao autor e aos leitores se afastar de um ambiente de alienação, generalizado no campo global.

Nos tempos contemporâneos, grande parte das pessoas se esquece da importância de estudar sem ter como escopo final o sucesso financeiro. Ademais, há forças inconscientes que nos circundam e que querem nos cegar, incessantemente, quanto aos discursos por detrás da realidade.

Trata-se, portanto, de uma questão epistemológica. Porque conhecimento? Pelo conhecimento. Instigante, não?

O foco dar-se-á, em conformidade com os conhecimentos do autor que vos fala, sobremaneira nas áreas humanas. Sociologia, Antropologia, Direito, Filosofia, Política! E tantas ciências mais. A tese se inicia de um olhar subjetivo, desenvolvendo-se, todavia, de forma a alcançar um caráter objetivo. Um rio que nasce a partir das concepções do autor, mas deságua no mar de conhecimento dos leitores. Um debate, assim se espera, sempre produtivo!

Fiquem à vontade. Compartilhemos, aqui, o amor ao saber.

Salve!

Um comentário:

  1. .. então pensando um pensamento elaborado (sacanagem à parte), gostei deste texto maluco, bem ao gosto dos pedagogos à minha moda,..

    Fico imaginando, vc conhecendo - lendo Paulo Freire "Pedagogia da autonomia" e outras tantas obras deliciosas do autor, que para mim funcionaram como um divisor de água.

    "O meu bom senso me diz, por exemplo, que é imoral afirmar que a fome e a miséria a que se acham expostos milhôes de brasileiras e brasileiros são uma fatalidade em face de que só há uma coisa a fazer: esperar pacientemente que a realidade mude. O meu bom senso me diz que isto é imoral e exige de minha rigorosidade científica a afirmação de que é possível mudar com a disciplina da gulodice da maioria insaciável.... tenho pena e ás vezes medo, do cientista demasiado seguro da sua segurança, senhor da verdadde e que não suspeita sequer da historicidade do próprio saber. O meu bom senso me adverte..."

    Estou começando a entender ou identificar que nasce aqui um professor. Há algo novo no ar, como tia leitora, ainda não percebi minha intuição, mas tem algo novo acontecendo com vc e eu estou aqui, participando deste processo.

    Faço questão, inclusive. O que seja, dou as boas vindas desejando muito sucesso.

    "O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento na História".

    Arthur, vem daí os meus.. pensando um pensamento elaborado.. lembrando sempre que CRESCER, tem que ser divertido e colorido. Viver, precisa ser gostoso, assim como escrever.

    Beijosssssssss,
    Lana Cristina.

    ResponderExcluir